Luiz Antonio de Assis Brasil, Marcelo Maluf e Nuno Rau à frente das aulas que começam já no início de agosto

Segundo semestre é igual a novas possibilidades e também a chance de tomar aquele fôlego para fazer cursos que ajudam na formação profissional ou aprimoram o desenvolvimento pessoal.

Luiz Antonio de Assis Brasil, escritor, professor e responsável pelas primeiras oficinas literárias de que se tem notícia no país, inicia oficina de Criação Literária dedicada exclusivamente à narrativa de ficção, com duração de um ano. Composta por dois módulos sequenciais, o segundo módulo acontecerá em 2024.

O processo criativo enquanto teoria e prática e as questões em torno da personagem de ficção fazem parte da ementa desta Oficina, composta por teoria e prática. O conflito como elemento essencial da narrativa de ficção também será tratado no curso.

Noutro gênero literário, o premiado escritor Marcelo Maluf fala de Romance, em Oficina com estratégias de composição de narrativas ficcionais longas: a jornada da escrita do romance, os elementos essenciais da ficção, a construção de diálogos, descrição, ação física das personagens, bem como aspectos do romance realista, cômico, de suspense e o insólito. Outro tema a ser explorado é a autoficção. Os participantes farão um projeto de romance, além de realizarem outras práticas de criação textual.

Já Nuno Rau, poeta, arquiteto, professor de História da Arte, conduz a Oficina de Poesia II para desenvolver o pensamento e a prática sobre o poema nos dias de hoje, por meio de deslocamentos dos olhares dos participantes em direção a perspectivas que permitam entrever as diversas possibilidades que a contemporaneidade nos propõe.

O que é o poema? O que pode um poema hoje? Como fazer um poema que seja ancorado ao presente? Exercitando os olhares sobre coisas concretas, pretendemos que todos percebam em tudo quanto existe um poema potencial, num contínuo diálogo com o mundo. Nesse caminho, por meio de diversas propostas de práticas, leituras e debates, os participantes terão também a contextualização da produção em sala com a história, alguma teoria, e as questões fundamentais da prática da poesia hoje.

As aulas acontecem on-line, ao vivo, e as inscrições estão abertas pelo iel@estacaodasletras.com.br. A íntegra das ementas e programação estão em https://www.estacaodasletras.com.br/cursos.


comentários