Foto – Crédito: Dennis Lima.

Profissional que também é designer (graduado pela Faculdade INAP) e pai “zeloso” de seu filho Davi, fala dos benefícios físicos, psíquicos, emocionais e espirituais que a prática regular das atividades físicas proporcionam a todos nós seres humanos

As mudanças provocadas pela pandemia do Coronavírus/Covid-19 deverão permanecer entre as pessoas por muito tempo. Ou seja, economia, emprego, política e relações sociais estão entre os aspectos que já estão sofrendo significativas alterações do ano passado para cá. No entanto, para enfrentar tudo isso, não basta apenas aceitar, mas se preparar também psicologicamente e fisicamente, já que, como diz o ditado, “Quando a cabeça não pensa, o corpo padece”. Pensando, também, nisso, o projeto Decida Viver, criado no ano de 2019 por Vini Murta, designer, palestrante, influenciador digital, humanista (que está a frente de projetos sociais há mais de vinte anos), e “papai” do Davi, mostra que é possível dar a volta por cima quebrando quaisquer adversidades com muita disposição e saúde. Em um bate papo bem animado, Vini Murta fala sobre o trabalho que faz para ajudar a as pessoas e dos benefícios físicos, psíquicos, emocionais e espirituais que a prática regular das atividades físicas proporcionam a todos nós seres humanos.

– Vini Murta, qual a sua cidade natal, qual a sua formação acadêmica e quais tipos de conteúdos você produz através das suas redes sociais para o público que te segue?

Nasci em Belo Horizonte Minas Gerais. Sou designer (formado pela Faculdade INAP), palestrante e influenciador digital. Com muito orgulho, sou papai do Davi, meu filho e grande parceiro e sou também humanista, estando a frente de projetos sociais há mais de vinte anos. Nas minhas redes sociais produzo conteúdos relacionados a paternidade, parentalidade, humanismo, esporte e qualidade de vida. Posso afirmar que sou um entusiasta pelo desenvolvimento humano, por isso criei o projeto ‘Decida Viver’, que tem como propósito apoiar a valorização da vida o ano inteiro.

– O projeto ‘Decida Viver’ tem em sua ideologia uma grande preocupação a cerca da valorização da vida. Na sua opinião, o índice de desequilíbrio das pessoas e até mesmo dos jovens, tem aumentado? Como você vê isso?

Vivemos um grande problema a nível global há anos e pouco se fala sobre a ‘valorização da vida’. O índice de desequilíbrio psíquico e emocional aumenta a cada dia. Em 2020 a depressão passou a ser a doença mais propensa a incapacidade no trabalho. Ou seja, a cada 40 segundos (conforme pesquisas), uma pessoa tira sua própria vida no planeta e a cada 30 minutos uma pessoa tira sua própria vida no Brasil. Como se tudo isso não bastasse, o índice de suicídio na infância e na adolescência está aumentando também.

– Foram essas situações Vini, que te levaram a criar o projeto ‘Decida Viver’? De onde veio essa paixão pelos esportes?

Sim! Em junho de 2019, percebendo a gravidade na falta de atenção à valorização da vida e o quanto os esportes me ajudaram no equilíbrio psíquico e emocional, eu criei o projeto Decida Viver. Assim, decidi fazer um desafio pessoal para despertar em outras pessoas a capacidade de superar as barreiras do suposto impossível. A minha paixão pelo esporte vem da alma e me traz uma sensação de liberdade e capacidade de ir além dos meus limites. A modalidade Triathlon (natação, ciclismo e corrida), sempre me atraiu pelo grau de dificuldade e tantas habilidades que um triatleta precisa desenvolver para elevar sua performance até chegar a prova mais desafiadora que é o IronMan. Aliás, prova alvo do meu desafio pessoal e já com data marcada para setembro de 2021.

– Qual é o maior propósito do projeto ‘Decida Viver’?

O propósito maior é incentivar as pessoas a saírem da zona de conforto, dos supostos limites e fazer qualquer atividade física. Sabemos dos benefícios físicos, psíquicos, emocionais e espirituais que a prática regular das atividades físicas proporcionam a todos nós seres humanos. Através das minhas redes sociais as pessoas percebem que um ser humano comum saiu do ‘zero’ para fazer uma prova de alta performance e que não existe milagres. O que precisamos é determinação, disciplina, persistência, fé e assim vamos despertando os nossos valores existenciais.

– Em sua opinião, qual a importância das empresas ou mesmo pessoas jurídicas, apoiarem um trabalho de solidariedade, como o ‘Decida Viver’?

A importância do apoio eu defino como a cura de todos os desequilíbrios humanitários. O projeto ‘Decida Viver’ como todos nós seres humanos, temos carências e o pouco de muitos tem o poder de construir o equilíbrio planetário. Os apoiadores e patrocinadores do projeto são fortalecidos com duas bases de grande importância nas estruturas empresariais do novo normal: assumir a responsabilidade social apoiando um projeto sério e com bases científicas e ter visibilidade em várias mídias através das estratégias de marketing, desenvolvidas para o projeto.

– Para fecharmos Vini, tem alguma frase que te defina como pessoa, ou que você utilize como filosofia?

Sim! ‘Juntos somos melhores que sós!’. Pois, nessa filosofia podemos construir um mundo melhor de forma leve e conectados nas energias do amor.

Conheça mais os trabalhos de Vini Murta.

Acompanhe pelas redes sociais:

Site: http://www.vinimurta.com

Instagram: @vinimurta

Telefone: (31) 98894-3227 (WhatsApp)


comentários