Especialista revela a importância de ter uma orientação no momento de definir os objetivos

 

Realizar o planejamento estratégico, criar metas e objetivos são tarefas desafiadoras para qualquer empresário. Nesses momentos, ter ajuda de um consultor empresarial faz toda diferença. “Se torna um investimento indispensável na renda de uma organização de qualquer porte e segmento. Com ele, é possível criar projeções, objetivos e conquistar bons resultados a médio e longo prazo”, explica o contador e especialista financeiro Robson Evangelista.

O profissional além de ser capacitado, é uma pessoa de fora, logo enxergará questões que podem passar despercebidas dentro da empresa. “Todo negócio para sobreviver necessita de planejamento e estratégias bem estabelecidas. Mesmo que aconteça qualquer imprevisto, são essas estratégias pré-estabelecidas que vão pautar os próximos passos e as soluções para os problemas”, acrescenta.

É essencial enxergar o que deu certo ou não no passado para evitar erros. Outro ponto que o consultor ajudará é a fazer o levantamento. “Temos a função de questionar quais foram os  períodos de crise, mudanças de hábitos e formatos de trabalho. Então, você deve pensar: minha empresa estava preparada? Como nos saímos esse ano? Essas são perguntas que vão ajudar você a criar um planejamento ainda melhor pautado em possibilidades de lidar com novas situações a todo momento e eficaz para gerar resultados mesmo durante uma crise”, esclarece Robson.

Finanças 

O consultor empresarial também dará dicas de como se planejar financeiramente e definir as prioridades. “Com as informações contábeis de todos os setores,  se torna possível fazer planejamentos mais sólidos e adequados. Essa área  detém todos os números importantes para o funcionamento da organização.  E determina os investimentos para o crescimento da empresa”, afirma.

Aplicativos

Hoje, algumas pessoas acabam optando pelo uso de aplicativos de gestão e finanças, achando que a escolha é mais econômica, porém não é assim. “Esses programas e aplicativos não suprem a necessidade de um profissional, pois eles são incompletos e não oferecem os mesmos serviços que um consultor e muitos menos, estão à disposição para sanar dúvidas”, ressalta Robson.

Mas, atenção a escolha do profissional que irá orientar a empresa e toda equipe precisa ser cuidadosa. “Ele terá acesso aos dados, incluindo, o financeiro. Logo, precisa ser uma pessoa correta, discreta para que possa te orientar de maneira neutra e correta”, finaliza.

 

Fonte: Robson Evangelista é Consultor em Gestão Financeira Empresarial, tem mais de 15 anos de experiência, atuando nas áreas Administrativa, Financeira e Controladoria em empresas de vários segmentos. Formado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Fiscal e Tributária e Finanças.


comentários