AML – Foto Guto Cortes (2).

Destaques de sua vida e obra serão apresentados pelo jornalista Cesar Vanucci em vídeo disponível a partir do dia 6/5

Academia Mineira de Letras convida o jornalista, advogado e escritor Cesar Vanucci para a palestra “Vida e obra de Mário Palmério”. O público terá a oportunidade de saber mais sobre o escritor em vídeo disponível no YouTube da instituição no dia 6 de maio, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Tendo sido aluno de Mário Palmério e convivido de perto com o educador, político e escritor, o palestrante aborda a vida e obra do autor a partir de informações valiosas e interessantes de sua trajetória, com ponto de partida na implantação, em Uberaba, do estabelecimento  que deu origem ao complexo educacional conhecido por Universidade de Uberaba.

A aproximação do jornalista Vanucci  com o autor de “Vila dos Confins” e “Chapadão do Bugre” deu-se também no plano cultural e nas atividades políticas. Vanucci considera Mário Palmério um personagem dotado de excepcionais dons. No plano intelectual, evidenciados nas duas obras primas legadas à literatura brasileira. No plano existencial, demonstrado em sua carismática atuação como político e em seu notável poder empreendedor.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

 

Sobre o palestrante:

Cesar Vanucci é jornalista, escritor, advogado, professor. Pertence aos quadros da Academia Municipalista de Letras de Minas, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e das Academias de Letras do Triângulo Mineiro e Mineira de Leonismo, sendo fundador das duas últimas. Foi Superintendente Geral da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, por mais de três décadas. Ocupou, entre outras, as seguintes funções: Secretário de Abastecimento e Ouvidor Geral na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, presidente da Universidade do Trabalho de Minas Gerais – Utramig; Diretor de Programação da TV Minas; Assessor Parlamentar. É autor de vários livros, entre eles: “José Alencar, Missão Cumprida”, “Um certo Dom”, “Realismo Fantástico”, “O lado místico de Guimarães Rosa”. É cidadão honorário de 11 municípios.

 

SERVIÇO:

Palestras online “Vida e obra de Mário Palmério” – com Cesar Vanucci

Data: 6 de maio, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

 

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br


atualizado em 04/05/2021 - 16:14

comentários