Sidarta Ribeiro por Felipe Fernandes de Moraes.

“O que é um sonho?” investiga o universo onírico na quarta edição do programa público  e conta com a participação dos artistas Nadam Guerra e UÝRA

 

Brumadinho, MG – No próximo dia 11 de agosto, domingo, o Instituto Inhotim promove uma programação especial dedicada à investigação do universo dos sonhos na quarta edição do “O que é?”, com a participação do neurocientista Sidarta Ribeiro e dos artistas UÝRA e Nadam Guerra. O projeto parte sempre de uma pergunta poética como mote para o público experimentar e experienciar o Inhotim de forma integral e transdisciplinar, com o objetivo de discutir urgências contemporâneas – as edições anteriores abordaram os temas “O que é transmutar?”, “O que é um rio?” e “O que é uma pedra?”.

 

“O que é um sonho?” traz como proposta refletir sobre o universo onírico a partir dessa pergunta simples, onde os artistas e pensadores convidados apresentam uma perspectiva inovadora sobre a imaginação e a experiência onírica. A programação é aberta para todo o público visitante do Inhotim e as inscrições podem ser realizadas nos locais de cada atividade.

 

Às 10h30, no Tamboril, Nadam Guerra convida o público para “O sonho é coletivo” e propõe uma prática corporal e meditação oracular, na qual as pessoas participantes vão lembrar de seus sonhos, compartilhá-los e responder perguntas junto a outras pessoas. Com essa prática, o público vai exercitar a “flexão simbólica”, habilidade importante na arte, no oráculo e na interpretação dos sonhos.

 

Renomado neurocientista e autor de livros como O oráculo da noite, Sonho manifesto e As flores do bem, Sidarta Ribeiro propõe um encontro, às 14h, na Galeria True Rouge, para contemplar o corpo das memórias, o leito do sono e o espaço de experimentação mental e espiritual chamado sonho. Será uma conversa sobre aspectos dos sonhos ligados ao devaneio, criatividade, psicodelia, transe, simulação de futuros possíveis e o oráculo probabilístico.

 

Finalizando a programação, a artista UÝRA apresenta, a partir das 16h, no jardim da Galeria Mata, a performance “Pupa”, que tem como imagem a transmutação dela em uma metamorfose assistida. A paisagem sonora da ação aborda os sonhos a partir de uma perspectiva indígena e diaspórica, mostrando-os como uma experiência intergeracional. Na performance, UÝRA compartilha as rotas de realidades e imaginação de sua família em cada geração para afirmar que “somos os sonhos de nossas ancestrais”.

“O que é…?” tem como Mantenedora Master a Vale e conta com o Patrocínio Master do Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

SERVIÇO

“O que é um sonho?”

Programação pública do Inhotim

11 de agosto de 2024, domingo

10h30

O sonho é coletivo, com Nadam Guerra (RJ)

40 vagas | Duração: 1 hora e 30 minutos | Local: Tamboril [B1] | Inscrição no local a partir das 10h30 | Classificação Indicativa: Livre

14h

O que é um sonho?, com Sidarta Ribeiro (DF)

60 vagas | Duração: 1 hora e 30 minutos | Local: Galeria True Rouge [G2] | Inscrição no local a partir das 13h30 | Classificação Indicativa: Livre

 

16h

Os sonhos que somos (performance Pupa), com UÝRA (PA)

Duração: 1 hora | Local: Jardim da Galeria Mata [G1] | Classificação Indicativa: Livre

 

INFORMAÇÕES GERAIS

INSTITUTO INHOTIM

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO

De quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30.

Aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Nos meses de janeiro e julho, o Inhotim abre também às terças-feiras.

ENTRADA

Inteira: R$ 50,00 | Meia-entrada*: R$ 25,00.

*Veja as regras de meia-entrada no site: www.inhotim.org.br/visite/ingressos/

ENTRADA GRATUITA

Inhotim Gratuito:

Quarta Gratuita Inhotim: todas as quartas-feiras são gratuitas; Domingo Gratuito Inhotim B3: último domingo do mês é gratuito; moradores e moradoras de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim; Amigos do Inhotim; Crianças de até 5 anos.

LOCALIZAÇÃO

O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na entrada para o Retiro do Chalé.

INHOTIM LOJA DESIGN

A loja do Inhotim, localizada na entrada do parque, oferece itens de decoração, utilitários, livros, brinquedos, peças de cerâmica, vasos, plantas e produtos da culinária típica regional. É possível adquirir os produtos também na loja online.

GASTRONOMIA

O Inhotim oferece aos visitantes diferentes opções para alimentação. No tradicional Restaurante Tamboril, o público encontra um ambiente integrado aos jardins e ao acervo de arte contemporânea, com um cardápio a preço fixo, extensa carta de vinhos, além de uma mesa de sobremesas com doces diversos. Já o Restaurante Oiticica, localizado próximo à obra Invenção da cor, penetrável Magic Square #5, De Luxe (1977), de Hélio Oiticica, traz refeições self-service a quilo, com menu que inclui saladas e opções de caçarolas quentes. O Café das Flores, situado próximo à recepção do Inhotim, oferece em seu cardápio o clássico pão de queijo mineiro, além de opções de lanches, bolos e café. Mais opções de cafés, lanches rápidos, hambúrgueres e sobremesas são servidas nas imediações da Galeria True Rouge pelo OOP Café, na Galeria Miguel Rio Branco pelo Bayo, e na Galeria Galpão com a hamburgueria Hack. Completam as opções de alimentação no Inhotim a Casa de Sucos e a Pizzaria do Teatro.

O Inhotim tem a Vale como Mantenedora Master; a Cemig como parceira estratégica; Shell, Itaú e B3 como Patrocinadores Master e conta com o Patrocínio Ouro do Santander, da Volvo, do Supernosso e da CBMM. Os patrocínios são viabilizados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


atualizado em 07/08/2024 - 15:37

comentários