Guilherme Jorge – Divulgação. 

Guilherme Jorge de Rezende apresenta palestra em vídeo que estará disponível no dia 4 de agosto no canal de youtube da AML

Academia Mineira de Letras celebra o centenário de nascimento de um dos mais respeitados jornalistas e escritores do Brasil na palestra “No Centenário de Otto Lara Resende”. O Dr. Guilherme Jorge de Rezende fala sobre a vida e obra do autor em vídeo disponível a partir das 11h do dia 4 de agosto, no canal de YouTube da AML.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

O palestrante compartilha que, ao longo de sua vida, Otto Lara Resende se consolidou como um misto de autor e personagem da cultura nacional. “A simpatia e o charme que irradiava entre incontáveis colegas e amigos do meio jornalístico e literários, ardorosos leitores e mesmo desconhecidos, com quem correspondia, transformaram-no em uma figura um tanto ficcional. Confundido como representação máxima de uma suposta cultura da mineiridade, o menino que nasceu em São João Del Rei, em 1º de maio de 1922, conquistou o mundo como cidadão universal”, ressalta.

A obra escrita e oral, vasta e diversa – jornalística, literária, epistolar, a prosa com amigos, a criação de frases de efeito – conferem a Otto Lara Resende uma posição de excelência impar na cultura brasileira.

Em seus 100 anos de nascimento, é celebrada sua existência com um passeio panorâmico, relevando ora aspectos de seu processo criador, uma autocrítica implacável e um perfeccionismo obsessivo ao tratar de questões essenciais com um tom trágico e sublime, ora a atuação incessante no jornalismo, em múltiplas funções, entre as quais a de um adorável cronista na Folha de S. Paulo.

Além das palestras e entrevistas on-line inéditas que integram sua programação, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 300 palestras já realizadas, para que o público possa ver e rever.

Sobre o palestrante:

Guilherme Jorge de Rezende é jornalista, pesquisador e professor aposentado da Universidade Federal de São João del Rei. Bacharel em Comunicação pela UFMG, Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e Doutor em Comunicação/Telejornalismo pela UMESP. Autor do livro Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial (editora Summus). Autor e organizador da obra Impasses e Perspectivas da Imprensa em Minas Gerais (UFSJ/FAPEMIG).  Apresentou trabalhos em congressos e publicou diversos artigos e capítulos de livros. Sobre a vida e obra de Otto Lara Resende, publicou os perfis (Admirável Cronista) em encarte da Revista Imprensa e (Visceralmente Conciliador), no Volume 2 da Coletânea Imprensa Brasileira: Personagens que fizeram História (Imprensa oficial; São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2005), coordenada pelo professor José Marques de MeloEm maio de 2002, publicou uma série de postagens no Facebook, para celebrar o centenário de nascimento de Otto Lara Resende.

SERVIÇO:

Palestra on-line “No centenário de Otto Lara Resende”, com Guilherme Jorge

Data: a partir de 4 de agosto, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br  e saiba mais.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br


atualizado em 09/08/2022 - 16:37

comentários