Arte de AISLAN PANKARARU.

Entre os dias 16 e 17/10, público pode conferir atividades online e intervenções inéditas pela cidade

Continuando sua Revolução Gentil, o Festival Verbo Gentileza integra a programação da Virada Cultural de Belo Horizonte, que acontece nos dias 16 e 17 de outubro, de forma híbrida e gratuita. E não poderia ser diferente, uma vez que os dois eventos dizem muito sobre a forma como as pessoas se relacionam com a cidade. Quem perdeu a edição mais recente do Festival, vai encontrar muitas das atrações na Virada, como shows, rodas de conversa e palestras, além de intervenções inéditas pelas ruas, uma maneira de estar na cidade de forma presencial.

Entre as novidades, está a exposição “Bandeiras da Revolução”, que reúne criações dos artistas Aislan Pankaru, Ariel (artista invisual) e Dias Brasil (artista visual), Efe Godoy e Lavi Kasongo, cada artista irá criar uma bandeira de grande porte, de 1,4mx10m, que estará exposta No MUMO – Museu da Moda, até o dia 1º de novembro. “Eu quero que essa bandeira represente a paz”, disse Lavi Kasongo durante o processo criativo que realizou em conjunto com Aislan Pankaru, artista indígena do povo Pankararu.

“É muito potente realizar o encontro dessas histórias, uma artista invisual (cega) criando com uma artista transvestigenere não binária, um artista médico do povo Pankaru trocando experiências com um artista expulso do Congo pela guerra civil. Por isso escolhi a Marjorie Yamaguti para idealizar e curar este encontro, por ser uma artista com uma visão de diversidade incrível. A nossa bandeira é a da gentileza, e gentileza vem de gente pra gente, da diversidade da nossa gente”, diz Patrícia Tavares, idealizadora do Verbo Gentileza.

O projeto artístico foi desenvolvido por meio de uma oficina realizada para o Festival Verbo Gentileza 2021. “A nossa bandeira não nos representa. A nossa gente tem mais histórias de luta, resistência, revoluções sociais e políticas que a casa de Bragança e Habsburgo. Proporcionar a troca dessas diferentes histórias potencializa essa exposição além do resultado da obra, é a partir de um ponto em comum, o encontro, que cada caminho pode se desenvolver de maneira diferente”, revela a curadora Marjorie Yamaguti. A exposição estreia no dia 16 de outubro, na programação da Virada Cultural de BH e as bandeiras compõem o Portal da Gentileza 2021 na cidade.

Já a intervenção “Um Lambe Por Dia”, do artista Leonardo Beltrão, tem lambes com trechos da letra da música “Revolução Gentil”, manifesto cantado do Verbo Gentileza 2021, além de frases icônicas da programação que estão em diálogo com indicadores brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pensadas a partir das reflexões propostas pelo Festival. Eles serão colados em um painel e ficarão em exposição aberta ao público, nos dias 16 e 17 de outubro.

Para Leonardo Beltrão, com os lambes será possível encher as ruas de cores, uma pitada de poesia e um bocado de alegria. “Isso é sempre importante, ainda mais nesse momento tão triste e delicado da sociedade. Esta ação, em especial, aponta para o futuro próximo, em que cada vez mais precisamos ser responsáveis pelo mundo em que vivemos. A hora é agora. Ou a gente cuida da gente e das outras gentes, ou as próximas gerações estarão completamente em xeque”, completa.

“No Verbo Gentileza deste ano tivemos participações incríveis, grandes insights e o conteúdo está riquíssimo. Será uma nova oportunidade de compartilhar esse material com o público e, ainda, trazer novidades”, explica Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.

Conteúdo online

As apresentações artísticas, rodas de conversas e palestras poderão ser acessadas dentro da programação da Virada Cultural, dias 16 e 17 de outubro, pelo canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura de BH (https://www.youtube.com/user/canalFMC).

São abordados temas como o novo gentil, como lidar com as emoções, felicidade, marcas e causas, cidades gentis, entre outros estão na programação, que inclui nomes como: as mais expressivas organizações de sociedade civil (OSCs) de BH e São Paulo, Manu São Pedro (AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs), Tiago Alvim (Prosas), Daniel Morais (Atados) e Bruna Kassab (Evoé); Brain Squad e a perspectiva das marcas; Flavia Faugeres, com sua trajetória de líder de grandes corporações à busca do propósito; a colombiana Marcella Guerreiro, além de Marjorie Yamagutti, Renata Falzoni, Marcella Arruda, Gurusangat, entre muitos outros.

Dentre as apresentações de música, há shows com Barbatuques, Thiago Delegado, a apresentação indígena do grupo Kayatib – gravada durante a manifestação do grupo em Brasília, e outros nomes. O Festival inclui também dança, performances e audiovisual.

O Verbo Gentileza contempla, ainda, uma importante agenda social que colabora para o alcance da meta 2030 da ONU. Isso acontece por meio dos conteúdos propostos na programação ou por outras ações, como promover a conexão entre as empresas apoiadoras e os parceiros “gentis revolucionários”, que têm trabalhos de responsabilidade social, empreendedorismo, arte e cultura, entre outros.

 

Sobre o Festival Verbo Gentileza

O Festival Verbo Gentileza está em sua 6ª edição com o propósito, cada vez mais claro, de juntar pessoas e ideias que contribuem para a transformação da sociedade. Sua missão é incorporar reflexões e ações que transformem o dia a dia das pessoas, gerando impacto positivo: social, cultural e ambiental. Conectar marcas a causas das cidades.

O Festival se norteia, ainda, pelos temas propostos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com iniciativa do Verbo Gentileza, patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e apoio do Instituto Marum Patrus – IMAP, Patrus Transportes, Stella Artois, Hardy Design e Do Brasil Live.

 

SERVIÇO:

Verbo Gentileza na Virada Cultural

Eventos online e Intervenções pela cidade

16 e 17 de outubro

Acesso: https://www.youtube.com/user/canalFMC

Participação gratuita

Informações: https://www.instagram.com/verbogentileza/

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Doizum Comunicações – (31) 3889-0364

Mayra Lopes – mayralopes@doizum.com – (31) 99795-0364


atualizado em 15/10/2021 - 10:36

comentários