Este pode ser o momento perfeito para deixar padrões comportamentais e conflitos emocionais para trás, entenda

Para muitas pessoas, o isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19 tem sido um momento de reflexões. Ao mesmo tempo que diversos desafios surgiram, esse também se tornou um momento para conversar consigo mesmo e aproveitar o momento sozinho para observar mais profundamente algumas características próprias.

Porém, enquanto para alguns essa tarefa pode parecer fácil, para outros não é bem assim. Segundo Tathiane Pitaluga, naturóloga, olhar para dentro si pode ser uma tarefa bem complicada, pois é nesse momento que se reconhecem as próprias falhas, características que não gosta, dentre outros pontos. “Uma das principais causas de conflitos emocionais pode ser exatamente esse exercício. Muita gente estava tão acostumada a obter outras pessoas ao seu redor, que esse momento sozinho se torna muito difícil. Agora, não temos barreiras ou desculpas para deixar de lado o autoconhecimento. Estando em isolamento, você precisa conviver consigo mesmo a maior parte do tempo”, diz.

E essa convivência pessoal aliada ao estresse pode ser um gatilho ainda mais forte, de acordo com Tathiane. “É muito mais fácil identificar algo que não gostamos e aconselhar outras pessoas sobre isso. Porém, quando colocamos nós mesmos nesse lugar, a situação fica mais complicada. Precisamos estar munidos de autocrítica e força de vontade para realmente corrigir essas imperfeições sem desculpas ou adiamentos”, indica.

Como olhar para si mesmo e evitar conflitos internos?

Neste momento, a naturóloga afirma que o melhor caminho é desenvolver o autoconhecimento saudável. “Dependendo do grau de conflitos internos, a situação pode, até mesmo, ser resolvida sozinha. Porém, o melhor caminho é sempre buscar um profissional para conseguir lidar com isso e equilibrar a situação”, cita.

Aromaterapia

Para lidar com tais conflitos e tratar a ansiedade, os óleos essenciais se tornaram poderosos aliados. “Utilizamos essa ferramenta na aromaterapia. Os óleos são produtos 100% naturais extraídos de plantas com propriedades medicinais. Através do cheiro, conseguimos liberar mecanismos no organismo responsáveis pelo equilíbrio mental e físico. Assim, é possível entender o que motiva tais conflitos em sua raiz e eliminá-los através do tratamento contínuo”, acrescenta.

Qual óleo usar?

Tathiane indica que alguns óleos podem ser importantes aliados nesse momento. Como por exemplo o conhecido “Óleo da Respiração” (doTERRA). “Este é um blend indicado para realizar uma espécie de limpeza, seja no campo físico ou emocional, através da respiração. Ele pode ser utilizado com um difusor e possui uma combinação de folhas de louro, eucalipto, hortelã-pimenta, melaleuca, limão, ravensara e cardamomo. É indicado para ansiedade, para aliviar o sentimento de perda, medo, tristeza, dentre outros sentimentos muito presentes na realidade atual”, destaca.

Fonte: Tathiane Mariano Pitaluga, naturóloga. Atua nas áreas de Medicina Chinesa e Aromaterapia. Atualmente desenvolve seu método de atendimento unindo acupuntura, aromaterapia, PNL e visualização criativa.


comentários