Questionário é disponibilizado pelo projeto e vai indicar o nível de dependência e a melhor forma de tratamento para cada caso.

O cigarro sempre foi considerado por especialistas um dos principais vilões para a saúde mental e física. As substâncias presentes nesse produto podem ocasionar diversas doenças ao organismo, além de causar dependência química e mental. Pensando nisso, a Organização Mundial da Saúde estabeleceu em 1987 a data de 31 de maio como o Dia Mundial Sem Tabaco, que tem como objetivo fortalecer a luta contra o tabagismo e os males que esse hábito pode ocasionar.

Em virtude disso, o projeto Roma Amor – Compromisso Social se juntou mais uma vez com a ONG ABRAÇO (Associação Brasileira Comum para a Prevenção do Abuso de Drogas), através de sua psicóloga Priscila Santos Pereira especializada em auxiliar dependentes químicos, para realizar uma campanha em prol da conscientização sobre os riscos do cigarro e suas substâncias. Além de informações valiosas sobre como cuidar da saúde e evitar o vício, o site do Projeto Roma Amor agora conta com um espaço dedicado especialmente para essa campanha.

Rosilene Rosa dos Santos, idealizadora e fundadora do Roma Amor, explica que o psicólogo Rogério Salgado e o professor Elias Murad criaram um teste que agora, após ser disponibilizado pelo presidente da ABRAÇO, Jânio Miranda, estará disponível gratuitamente para que toda a população possa utilizar. “Assim, conseguimos oferecer um meio seguro para que as pessoas possam entender o papel do cigarro em suas vidas”, completa.

O teste disponibilizado no site é no formato de questionário e qualquer pessoa pode acessar e responder às perguntas. No final, será estabelecido uma pontuação que indica em qual categoria de dependência o indivíduo se encaixa. “Para cada tipo de nível separamos algumas dicas para conseguir abandonar o tabagismo e voltar a ter uma vida saudável”, comenta.

Para aqueles que atingirem uma pontuação considerada de risco, o resultado indicará a forma de buscar o tratamento profissional adequado.

Rosilene destaca que a conscientização segue sendo o melhor caminho para diminuir os riscos da dependência em cigarro na vida da população. “Além de fazer mal por si só, o tabagismo também pode ser uma porta de entrada para outras doenças e vícios. Por isso, todo cuidado é sempre bem-vindo”, ressalta.

Serviço

Para fazer o teste e ter acesso as dicas, basta acessar o site oficial do Projeto Roma Amor – Compromisso Social: projetoromaamor.com

Para mais informações, entre em contato pelo email: priabraco@gmail.com

Fonte: Rosilene Rosa dos Santos, idealizadora e fundadora do Projeto Roma Amor – Compromisso Social.


atualizado em 02/06/2020 - 16:35

comentários