Especialista explica os principais erros e comenta como manter a derme saudável

As manchas na pele incomodam diversas pessoas. Seja pela estética ou pelo medo dessa condição acarretar algum risco para a saúde, geralmente, dentro de consultórios dermatológicos, esse é um dos principais problemas relatados por pacientes. Porém, o que muita gente não sabe é que existem vários motivos para o desenvolvimento de manchas. Dessa forma, os tratamentos e as consequências também podem variar de acordo com cada indivíduo.

O problema principal, de acordo com o médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Fábio Gontijo, é que uma simples mancha, as vezes, pode alarmar o paciente da mesma forma que, em alguns casos, manchas mais significativas não recebem a devida atenção. “É importante entender que nem todas as manchas são um risco a saúde. Elas podem ser apenas um transtorno estético. O problema é que a maioria dos pacientes não sabem identificar a diferença. Então, entender os sinais que o próprio organismo produz, é essencial para o conforto do paciente”, indicou o médico.

Tipos de manchas

Segundo o especialista, as anormalidades na pigmentação da pele podem surgir por diversas razões. “A condição pode estar relacionada a idade, produtos químicos, exposição solar, e, em casos mais graves, devido a doenças em desenvolvimento”.

Fábio indica que a melhor maneira de identificar a causa do problema é com a visita regular a um profissional. “Ninguém melhor que um especialista para identificar se uma mancha realmente merece atenção imediata ou se apenas procedimentos estéticos podem resolver o transtorno. Além disso, realizar uma consulta frequentemente é a melhor maneira de avaliar se a saúde está em dia e encontrar formas de evitar complicações em qualquer sentido”, destacou.

Cuidados diários

Em relação a estética e saúde, o dermatologista enfatiza que seguir os cuidados recomendados com a pele diariamente também é essencial. “O mais importante é sempre utilizar o protetor solar. Além disso, não se esqueça da hidratação frequente, com cremes e ingestão de água, sabonetes e produtos de higiene adequados para o seu organismo. E para manter a saúde da pele em dia, evite maus hábitos alimentares, consumo excessivo de álcool e tabaco, exposição sem proteção ao sol e uso de produtos químicos sem prescrição médica”.

Fonte: Dr. Fábio Gontijo, Médico Dermatologista, formado pela UFMG em 2009, Dermatologista Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD), Especialista em Oncodermatologia pelo Hospital Albert Einstein, com MBA em Gestão em Saúde pela FGV. Contato: www.fabiogontijo.com.br ou @dr.fabio.gontijo no Instagram.


comentários